Nesta quarta-feira (31), chega ao fim o prazo para a declaração de Imposto de Renda 2023. No entanto, somente no estado do Piauí, mais de 40 mil contribuintes ainda não efetivaram o procedimento.

De acordo com a Receita Federal, faltando 1 dia para o prazo final, cerca de 15% do público esperado ainda não realizou a declaração. Nesse sentido, caso o contribuinte não envie a declaração a tempo, será cobrada uma multa que pode chegar até 20% do valor do imposto devido. 

Segundo o delegado da Receita Federal em Teresina, André Santos, as multas por atraso começarão a ser aplicadas no dia 1º de junho. Por isso, ele alerta para o cumprimento dos prazos.

Lembrando que finalizado esse prazo, a partir do dia 1º junho será cobrado uma multa por atraso na entrega que poderá ser de R$ 165,74, mas também poderá chegar a 20% do imposto de renda devido”, disse o delegado André Santos. 

“Alertamos aos nossos contribuintes para que não deixem para última hora, para que façam o quanto antes o envio das suas declarações para evitar um congestionamento no tráfico de dados ao final do período", advertiu ele.

Fonte: Blog do Pessoa