A Diocese de Parnaíba acolheu com grande alegria, nesse sábado (03/02), seu sétimo bispo diocesano, Dom Edivalter Andrade. Após passar pelas cidades de Piripiri, Brasileira, Piracuruca e Buriti dos Lopes, Dom Edivalter chegou a Parnaíba.

Em um posto de combustíveis situado na BR-343, Dom Edivalter foi recebido pelos sacerdotes, diáconos, religiosos (as), seminaristas, juntamente com algumas autoridades civis e militares. Em seguida, todo o povo foi convidado a seguir em carreata por ruas e avenidas da cidade, também passando por algumas paróquias até o Palácio Episcopal.
Foto divulgação/ PASCOM

Por volta das 17h30, na Praça da Graça, Dom Edivalter, acompanhado pelo arcebispo de Teresina, Dom Juarez, chegou para tomar posse como 7º Bispo de Parnaíba. 

Pelo caminho rumo à catedral, D. Edivalter aspergiu água benta sobre os fiéis, entrando na igreja em seguida. Junto com o administrador diocesano, rezou diante ao Santíssimo Sacramento e seguiu para depositar flores no túmulo do D. Rufino, 4º bispo de Parnaíba sepultado na catedral. 

Foto divulgação/ PASCOM

A missa foi iniciada por D. Juarez que entregou a presidência e o báculo, sinal do pastoreio episcopal, oficializando a posse Canônica de D. Edivalter Andrade junto à Igreja Particular de Parnaíba. Antes disso, uma leiga, uma religiosa e o Padre Edimar, saudaram o novo bispo. A Santa Missa seguiu o rito normal com as leituras, o evangelho foi proclamado pelo ecônomo da diocese, Diácono Genilson José Dias e Dom Edivalter fez sua primeira homilia como Bispo de Parnaíba. 

Foto divulgação/Pascom

Estiveram prestigiando a posse o governador do estado, Rafael Fonteles; o prefeito da Cidade, Francisco de Assis Moraes Sousa; o deputado federal parnaibano, Florentino Neto; o presidente da Câmara Municipal, Daniel Jackson e as boas vindas foram dadas pela deputada estadual parnaibana, Gracinha Mão Santa. Muitas outras autoridades civis e militares também estiveram presentes.

No final da celebração, o chanceler da diocese, Pe Estevão Prondi, leu a ata que foi assinada pelos bispos e pelo colégio de consultores. 



Informações Infoco Piauí /Foto: divulgação/Pascom.