A Maçonaria do Piauí foi presenteada com um novo espaço para realização de  reuniões. O Museu da Maçonaria fica na Casa Grande de Simplício Dias, na avenida Presidente Getúlio Vargas, no Centro de Parnaíba. A cerimônia de inauguração, no último sábado (27), contou com a presença de autoridades locais, membros da maçonaria piauiense e convidados especiais.

Construída em 1758, a Casa Grande de Simplício Dias é um verdadeiro marco na fundação da cidade de Parnaíba. Não é por acaso que o local foi escolhido para sediar o Museu da Maçonaria. O espaço foi inaugurado em uma cerimônia repleta de simbolismo e tradição. 

“É com imenso prazer que estamos aqui na inauguração deste museu […] É um marco na história parnaibana”, disse Dalton Sampaio, presidente da Poderosa Assembleia Estadual Legislativa da Maçonaria no Piauí. 

Em seu discurso, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil, Dr. Valdeci Cavalcante, destacou a importância do museu como um espaço de preservação da memória, dada a relevância histórica do local para a cidade de Parnaíba. 

“É um momento muito importante para o Piauí e para o Brasil. Hoje nós estamos aqui graças a compreensão e a bondade do prefeito Francisco de Assis Moraes Souza que nos cedeu este espaço”, destacou o Dr. Valdeci Cavalcante. 

O livro

Durante a noite, foi lançado o livro “Simplício Dias da Silva, O Herói e Sua Epopeia”, uma obra escrita pelo Dr. Valdeci Cavalcante que destaca o comprometimento dessa importante figura histórica com a cidade de Parnaíba. 

“Simplício foi um homem que fez história. Foi um homem que deu exemplo de coragem, um homem que deu exemplo de vigor, um homem que deu exemplo de patriotismo e civismo.”, disse.