A poucos dias da data mais importante para o setor, lojistas e comerciantes estão otimistas para as vendas voltadas para o Natal 2024. Na região do Centro Comercial de Belém, no sábado (21), as ruas cheias de consumidores animaram os comerciantes para boas vendas até o dia 24, véspera do Natal.

Os calçados estão entre os produtos mais procurados, situação observada em diferentes lojas na Rua 13 de Maio. A gerente da sapataria Paraibana, Kamila Ramos, 24 anos, afirma que para este momento de reta final de ano e Natal os preparativos para estoques começaram na época da Black Friday, no mês de novembro.

Para atrair a clientela, a loja está com promoções nos calçados femininos e masculinos, tudo para garantir as boas vendas neste fluxo intenso de clientes. “Nós estamos com bom movimento e boas vendas, com metas alcançadas. Geralmente, os calçados femininos têm mais saída. Nos preparamos com antecedência para este momento”.

O ramo do vestuário também é outro bastante procurado para presentear alguém ou a si mesmo. O gerente da Boutique Multimarcas, Diego Souza, 33, explica que o movimento dos clientes já está bastante intenso e a expectativa é que aumente mais ainda até a véspera do Natal. O estabelecimento é voltado para a moda masculina e está localizado na travessa Padre Eutíquio, via bastante movimentada de pessoas no último sábado. “Para este momento, começamos a nos preparar desde o início de novembro. Estamos com os estoques prontos e à disposição, inclusive com promoção para o cliente concorrer a um prêmio em dinheiro”, explica o gerente sobre uma das estratégias para garantir boas vendas.

Na parte dos eletrônicos, o que tem bastante saída nesta época de vendas natalinas são as smart TVs, smartphones e caixas de som, conforme comenta o vendedor Roberto Rodrigues, 49, que trabalha na Loja Liliani da Rua Santo Antônio. Além desses itens, geladeiras e fogões também estão com boa saída. “Para atrair ainda mais os clientes, as facilidades no pagamento podem chegar até 24 vezes no cartão de crédito”.

SHOPPINGS

Com o Natal tão próximo, ainda dá tempo de correr para comprar os presentes tanto para si, como para outras pessoas. Para os atrasados que ainda não foram às compras, os shoppings são opções neste momento de busca pelos itens, desde vestuário a artigos eletrônicos. No shopping localizado na travessa Padre Eutíquio, bairro de Batista Campos, em Belém, a movimentação de consumidores foi intensa na tarde de ontem (22), com muitos clientes correndo contra o tempo em busca das compras natalinas.

A funcionária pública Solange Ataíde, 52 anos, aproveitou o domingo para ir ao shopping e escolher alguns presentes para amigos e familiares. No momento da reportagem, a funcionária pública estava na dúvida sobre qual pulseira compraria para presentear uma amiga neste Natal. “Eu estava passando quando vi estas opções e achei interessante dar como presente”, comenta Solange Ataide em meio a busca por presentes de Natal.

Os presentes para mim eu já comprei. Vim aqui neste momento para comprar os presentes para os meus avós. Acho que esse ano a procura está mais intensa e o shopping está mais cheio nessa época”, afirma a médica Raíra Souza, 29. Animada com a data festiva, a médica disse ainda que além dos avós, também estava em busca de presentes para outros familiares. “Eu já sei mais ou menos o que quero e não tive dificuldades para escolher. Esta é uma data especial para mim e que merece ser comemorada perto das pessoas que amo”.

Entre a multidão nos corredores, a supervisora de loja Yanca Vasconcelos, 25, aproveitou o tempo livre para pesquisar os itens que desejava comprar. “Eu não consegui antes por causa da agenda apertada, mas ainda dá tempo para procurar e ver as opções”, explica. Para a supervisora de loja, a data representa a união e esperança e o momento de confraternizar por meio dos presentes. “Eu já comprei o que eu queria para mim e vim também em busca de opções para presentear familiares”.

Na procura pelas melhores ofertas e opções, o feirante Misael Silva, 46, tirou o domingo para pesquisar por itens para ele e também para a esposa. Com sacolas em mãos, as opções escolhidas pelo feirante foram roupas e calçados, itens que, segundo ele, são boas escolhas para presentear e passar as festas de fim de ano bem vestido. “Vale a pena dar um presente para quem a gente ama, ainda mais nesta época de Natal. Tem um significado único”.