As fortes e tradicionais chuvas, típicas do verão amazônico deixam como marca os alagamentos em diversas ruas de Belém (PA). Na tarde desta quarta-feira (08), por exemplo, depois da forte chuva que banhou as ruas da capital paraense, o cenário se repetiu com vias alagadas e transtornos para condutores e pedestres, além da queda de árvore.

Na avenida Pedro Miranda, às proximidades do canal, foram registrados alagamentos. Esse cenário semelhante foi visto também no cruzamento das avenidas Alcindo Cacela e Mundurucus, bem como em outras ruas da cidade.

A situação também atingiu a rodovia BR-316, nas proximidades do KM 8, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém (RMB). O túnel do Entroncamento também não escapou, acumulando água e trazendo transtornos para os motoristas.

Para coroar o cenário caótico pós-chuva da tarde de hoje, a queda de uma árvore foi registrada na avenida Duque de Caxias, no bairro do Marco, em Belém.

Por meio de nota, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento, informou que, na capital paraense, a operação "Belém Limpa" tem sido uma das principais ações lideradas pela atual gestão para combater os alagamentos na cidade.

"A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento, informa que a mega operação Belém Limpa está realizando mutirões de limpeza dos canais, microdrenagem de bueiros, hidrojateamento e limpeza manual de comportas, visando minimizar os alagamentos e está trabalhando intensivamente para realizar a manutenção dos pontos mais críticos."