Os clubes finalistas do Campeonato Paraense já estão definidos, e Remo Paysandu vão disputar mais um título. Contudo, as datas para os duelos ainda não estão completamente fechadas devido à mudança no calendário estadual, provocada pela paralisação do Parazão. Durante o jogo entre o Leão Azul e a Tuna, na última quarta-feira (2), no Mangueirão, o diretor de competições da Federação Paraense de Futebol (FPF), Del Filho, fez uma previsão de quando a decisão pode acontecer.

Segundo o diretor, a final será em maio, possivelmente nas duas primeiras semanas do mês, com o jogo de ida podendo ocorrer entre os dias 6, 7 e 8, e o jogo de volta nos dias 12, 13 ou 14.

Em entrevista ao canal Futebol Paraense, Del Filho explicou que as datas precisam estar de acordo com o calendário nacional, já que ambas as equipes finalistas possuem compromissos no Campeonato Brasileiro, incluindo a Tuna, que foi eliminada, mas disputa a Série D.

A gente já tem um estudo pronto a respeito de possíveis datas. Não pode esquecer que, independente do segundo finalista, são equipes que estão envolvidas em campeonatos nacionais", disse o diretor, lembrando das finais da Copa Verde para o Paysandu, da Copa do Brasil e da Série B, no caso de ambos os times.

"Com isso, a folga que a gente encontra para realizar a final é nas duas primeiras semanas do mês de maio. Não consigo dizer exatamente [a data], mas será entre os dias 6 e 8 [ida] ou 12, 13 ou 14 [volta], porque ainda não há datas tão avançadas da Série B e Série D. Então, vamos negociar e conversar com a CBF, pois é necessário que ambos os finalistas tenham o tempo legal [de descanso] entre os jogos das competições nacionais para as finais do Campeonato Paraense", explicou Del Filho

Inicialmente, a expectativa era de que o Parazão pudesse terminar mais cedo, já que nesta temporada começou dois dias antes em relação ao a edição de 2024. Contudo, o campeonato foi paralisado por mais de duas semanas devido a um imbróglio judicial e teve o calendário alterado. Assim, a FPF deve confirmar as datas da final nas próximas semanas.

Remo se garantiu na decisão após vencer a Tuna por 2 a 1. Já o Paysandu superou o Águia de Marabá por 3 a 1 na última terça-feira (1º). Antes da final, a dupla Re-Pa terá compromissos na Série B, que começa na próxima sexta-feira (4), além de Copa Verde e Copa do Brasil, no caso do Papão.