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FAB leva 50 mil atendimentos a comunidades no Pará

Publicada em: 01/07/2025 08:51 - ALKANCE - Notícias

A Força Aérea Brasileira (FAB) concluiu no sábado (28) a edição de 2025 do Exercício de Campanha de Emprego de Logística, Saúde e Intendência Operacional (EXCELSIOR), que promoveu mais de 50 mil atendimentos médicos e ações de cidadania em comunidades urbanas e ribeirinhas nos municípios de Santarém, Monte Alegre e Breves, no Pará.

A operação utilizou uma estrutura flutuante composta por quatro balsas e dois empurradores, percorrendo centenas de quilômetros pelos rios do estado. A ação contou com apoio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), da organização Voluntários do Sertão e de mais de 600 profissionais — entre militares da FAB e civis voluntários.

Estrutura e atendimento especializado

Os atendimentos foram realizados entre os dias 12 e 28 de junho. Em Santarém, a equipe atuou por dois dias; em Monte Alegre, por quatro; e em Breves, cidade que concentrou o maior número de pacientes, foram registrados picos de até 8 mil atendimentos por dia. Em áreas onde o deslocamento até hospitais de referência pode levar dias de barco, como é comum na Amazônia, a estrutura temporária ofereceu acesso direto a serviços de saúde.

Foram oferecidas 14 especialidades médicas, como clínica geral, pediatria, cardiologia, ginecologia, urologia, oftalmologia, neurologia, ortopedia, dermatologia, fisioterapia, psicologia e odontologia. Também foram realizados exames laboratoriais e de imagem, além de mais de 500 cirurgias de catarata apenas em Breves.

Logística integrada por ar, rio e terra

A operação envolveu transporte aéreo, fluvial e terrestre. O material do hospital de campanha saiu do Rio de Janeiro e chegou a Belém entre os dias 12 e 20 de maio. Em seguida, o comboio fluvial partiu para Santarém, onde os atendimentos começaram no dia 10 de junho. Após a passagem por Monte Alegre e Breves, a estrutura iniciou o retorno à capital paraense. O envio dos equipamentos de volta ao Rio de Janeiro está previsto para ocorrer até o dia 10 de julho.

Comboio fluvial da EXCELSIOR
📷 Comboio fluvial da EXCELSIOR |FAB

Major Médica Vandesteen, responsável pelo hospital de campanha, explicou que o planejamento começou ainda em abril, em parceria com a Prefeitura de Breves. “Fizemos o levantamento das especialidades mais carentes, das que tinham maiores filas e dos exames mais urgentes. A partir disso, montamos a equipe para atender exatamente essa demanda reprimida — que, nos três locais por onde passamos, acabou sendo bastante semelhante”, afirmou.

 

Segundo a oficial, até a véspera do encerramento da campanha, foram contabilizados mais de 22 mil atendimentos em Breves. “Além dos pacientes agendados, temos recebido uma grande demanda espontânea — pessoas que vêm sem a certeza de atendimento. E temos nos esforçado para atender todos da melhor forma possível”, destacou.

Entre as especialidades mais procuradas estiveram odontologia, cardiologia, neurologia, ecocardiograma, pediatria, ortopedia, urologia e ginecologia. “A ginecologia é sempre muito demandada, e aqui temos a capacidade de realizar o preventivo e o exame transvaginal, com entrega imediata dos laudos, o que torna o atendimento muito resolutivo”, explicou a comandante.

Ela também mencionou os principais problemas de saúde identificados durante a missão. “Há muitos casos dermatológicos, além de doenças crônicas em crianças recém-nascidas que não haviam sido diagnosticadas. Também encontramos quadros neurológicos e situações cardiológicas graves. São questões que exigem acompanhamento especializado e não se resolvem em uma única consulta.”

A equipe do hospital de campanha contou com 60 profissionais de saúde da FAB, incluindo médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais. Houve ainda a participação de 20 profissionais da Fiocruz e cerca de 180 voluntários da ONG Voluntários do Sertão. Ao todo, mais de 600 pessoas participaram da missão.

 

Ricardo Barreto é faz parte da ONG e atua como dentista. Ele acredita que se trata de um trabalho de doação e que, além do cuidado, é necessário ensinar a importância de cuidar da saúde bucal.

"É um trabalho de doação. Por sermos voluntários, precisamos vir com todo o gás, com o coração aberto, prontos para acolher essas pessoas. Encontramos uma população que muitas vezes não tem acesso a esses procedimentos, a esses recursos. Muitos perdem dentes por falta de atendimento, e, como dentistas, tentamos plantar uma sementinha da saúde bucal, mostrando a importância de preservar os dentes, de tratá-los para evitar a perda. "Percebemos também que há muitas pessoas vindas do interior. Na Bahia, chamamos de 'distritos', mas aqui eles falam 'interior'. São comunidades afastadas aqui da região do Marajó. Muitas dessas pessoas chegam de madrugada para tentar garantir uma vaga. Então, quando chegam até nós, a gente precisa dar o melhor, fazer o máximo de procedimentos possível e devolver um pouco da dignidade delas, além de estimular a consciência sobre o autocuidado", disse.

 

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