O governador Rafael Fonteles assinou, nesta terça-feira (4), durante a Conferência Internacional de Energias Renováveis, no Centro de Convenções de Teresina, um memorando de entendimentos com a empresa Solatio para a instalação do maior parque de energia solar do Brasil. A infraestrutura, com capacidade de 4 gigawatts, será instalada em Bom Princípio do Piauí e vai abastecer a indústria para a produção de amônia em Parnaíba, matéria prima para o hidrogênio verde. O início da instalação da infraestrutura inicia em 2025 e faz parte da primeira etapa do projeto.
O governador Rafael Fonteles explica que o empreendimento torna mais próximo o processo de industrialização na cadeia de produção de energias renováveis no Piauí. “Agora, a Solatio anuncia um parque solar de 4 gigawatts no Piauí para exatamente abastecer essa futura usina, indústria de hidrogênio verde. Este parque poderia ser em qualquer lugar do Brasil, mas vai ser boa parte dela feita no Piauí, gerando mais empregos, gerando mais oportunidade de desenvolvimento para o nosso estado”, considera.
Pedro Vaquer, CEO da Solatio, explica que este é um sonho que se torna realidade. “O que começou com um sonho hoje é uma absoluta realidade e acho que agora podemos dizer bem alto que o Piauí vai ter a maior usina solar do Brasil, porque isso vai ajudar para ter a energia necessária para esta primeira fase. Parabéns ao governador Rafael Fonteles e conte conosco para contribuir para que o país, para que o Piauí, seja um estado cada vez mais evoluído”, afirma.
A Solatio possui licença ambiental para produzir 11,4 gigawatts de hidrogênio verde e amônia no Piauí, com foco no abastecimento do mercado europeu. Em todo o Brasil, a empresa investe R$25 bi em energia solar.
FONTE: Governo do Piauí