A Polícia Civil do Piauí, por intermédio da 1ª Seccional e 2ª Seccional de Parnaíba, recuperou na última quarta-feira (26/06), 34 aparelhos celulares que possuíam restrições de roubo e furto. As delegacias realizaram também intimação de pessoas para comparecerem na unidade policial até sexta-feira (28/06) para que sejam feitos procedimentos legais. A Polícia Civil intimou cem pessoas, das quais 47 compareceram ontem e foram entregues 34 celulares até o momento.
Segundo o delegado Willams Pinheiro, titular da 1ª Seccional de Parnaíba, no primeiro semestre do ano passado foram registrados 343 Boletins de Ocorrência (BO) e no mesmo período de 2024 foram registrados 102 Boletins. Ainda segundo ele, as pessoas estão denunciando mais e a polícia tem apreendidos celulares devido aos avanços da tecnologia tanto dos aparelhos telefônicos, como da própria Segurança.
É importante ressaltar que o comparecimento pode caracterizar a boa fé e afastar eventual crime de receptação culposa. A Polícia Civil continua com as investigações das ações criminosas e combate ao crime de furto e roubo de celulares, com intuito de reduzir a incidência destes crimes. As pessoas intimidas devem prestar esclarecimentos na Delegacia, onde será instaurado um procedimento administrativo e o caso é encerrado; do contrário, sem a colaboração da pessoa intimada, a mesma vai responder por receptação, após intervenção por ordem judicial.
A Polícia Civil aproveita o ensejo para solicitar à população local a realização de denúncias anônimas de crimes, medida esta que tem surtido efeito e traz benefícios a sociedade. Para denunciar basta clicar no link acima e preencher os campos. Bit.ly/denunciapcphb ou pelo nosso funcional (86) 99557-2241.