O período de férias é sinônimo de descanso e diversão. Nesta época do ano, em que o termômetro já começa a subir mais, muitas pessoas decidem ir à praia para curtir com a família e amigos. O alerta, contudo, é para os importantes cuidados com a saúde da pele e também ocular, já que a exposição prolongada, e sem proteção adequada, pode provocar problemas.

Segundo a médica dermatologista Fernanda Ayres, a principal recomendação para quem for à praia é o constante uso do protetor solar. “É preciso utilizar o adequado para cada tipo de pele e reaplicar a cada 2 horas. O uso de roupas leves e com proteção solar, chapéus e boa hidratação devem fazer parte deste momento”, pontua.

Além disso, com relação às crianças, ela alerta que é preciso mais atenção. “Elas têm a pele mais sensível e costumam brincar mais e durante maior tempo na areia e mar, ficando mais tempo expostas. Dessa maneira, o cuidado de reaplicar o protetor se torna ainda mais importante”. Ela também ressalta que o uso de perfume, por exemplo, pode manchar a pele quando em contato excessivo com raios solares.

SINAIS DE ALERTA

A especialista também traz alguns sinais de alerta que indicam a necessidade de tratamento ou busca de médico. “Quando sentir ardência, vermelhidão ou mesmo surgimento de bolhas na pele e sintomas como tontura e boca seca podem significar desidratação”, explica.

A respeito dos problemas que podem ser provocados, ela compartilha que “de uma forma aguda, pode haver insolação, desidratação, queimaduras e reações foto tóxicas. Já de forma mais crônica, aparecimento de manchas, envelhecimento da pele, câncer de pele e catarata”.

CUIDADOS COM OS OLHOS

Além dos importantes cuidados com a pele, a saúde dos olhos também merece atenção, sobretudo durante visita à praia. De modo geral, de acordo com o oftalmologista João Batista Lopes, para manter uma boa saúde ocular são necessários alguns cuidados na assepsia dos olhos usando, por exemplo, os lubrificantes na presença de irritação por poeira ou sensação de corpo estranho. “Persistindo os sintomas, deve-se procurar um oftalmologista”, orienta.

Outra medida importante é prevenir os olhos da radiação ultravioleta pelos riscos de lesões que ela pode provocar. “Existem no mercado óculos adequados para tal fim, mas precisa ter um selo de garantia UV 400”, frisa o oftalmologista. O especialista ainda endossa que “devemos estar atentos, pois os acidentes são imprevisíveis”, finaliza.

Fonte: Meio News