A revisão do cadastro dos beneficiários do Benefício de Prestação Continuada, o BPC, foi iniciada. O BPC é concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) às pessoas com 65 anos ou mais que não possuem os requisitos para aposentadoria ou às pessoas com deficiência, desde que sejam membros de famílias carentes. A revisão trata-se de um pente-fino para eliminação dos benefícios pagos irregularmente e foi iniciado na última quinta-feira (01/08). Segundo Rogério Araújo, gerente do da agência do INSS em Parnaíba, as cidades com população de até 50 mil habitantes tem 45 dias para a revisão; já os municípios acima de 50 mil habitantes têm até 90 dias. Os beneficiários já estão recebendo as notificações nos extratos bancários, por exemplo.
Beneficiários fora do CadÚnico, Cadastro Único, ou com cadastro desatualizado há mais de 48 meses, precisam se regularizar para não ter o benefício suspenso. A revisão é essencial para identificar pagamentos indevidos, fraudes e desatualizações.
O Benefício de Prestação Continuada (BPC), implantado pela Lei Orgânica da Assistência Social (Loas), garante renda ao idoso carente; o valor do benefício é de um salário mínimo, é destinado a homens e mulheres a partir de 65 anos e a renda por pessoa da família deve ser de até um quarto do salário mínimo.