O Brasileirão 2024 terminou com o título do Botafogo sobre o São Paulo e o rebaixamento do Athletico-PR para a Série B 2025, mas houve outros times que estavam em disputa por vagas em competições internacionais.
Com Botafogo campeão brasileiro e Flamengo campeão da Copa do Brasil, o futebol brasileiro terá oito representantes na Libertadores, uma vez que o Fogão é o atual campeão da competição sul-americana. Com o fim do Brasileirão, neste domingo (8), os times estão definidos.
Para a Libertadores, o Brasil terá além de Flamengo e Botafogo, as equipes do Palmeiras, Internacional, Fortaleza e São Paulo vão disputar a fase de grupos. Enquanto isso, Corinthians e Bahia vão disputar a pré-Libertadores. O Tricolor baiano ficou com a última vaga após vencer o Atlético-GO por 2 a 0, na Arena Fonte Nova.
Já para a Copa Sul-Americana, o Brasil terá Vasco, Vitória, Atlético-MG, Fluminense, Grêmio e Cruzeiro, que foi vice-campeão da competição, ao perder a final deste ano para o Racing, da Argentina.
Há também o bloco dos times que não foram rebaixados, mas que também não garantiram vaga nas competições internacionais: são os casos de Juventude e Bragantino.
Para 2024, o Brasil tem a chance de empatar com a Argentina em número de títulos da Libertadores. Os argentinos têm um troféu a mais do que os brasileiros, enquanto que na Sul-Americana, o Brasil vem de três vice-campeonatos nos últimos anos.