Belém se prepara para receber este ano um dos maiores eventos do mundo: a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP-30), que ocorre em novembro na capital paraense. A expectativa é de que cerca de 40 mil pessoas de todos os países participem do evento, voltado para discutir as ações que serão implantadas internacionalmente para enfrentar o avanço das mudanças climáticas.

O evento será realizado no mês seguinte ao Círio de Nazaré, uma das principais manifestações religiosas do País, quando Belém ainda estará no clima da procissão religiosa.

Em plena Amazônia, Belém oferece opções culturais, gastronômicas e pontos turísticos que contam a história da cidade. Ótimas opções para quem vem conhecer a capital pela primeira vez ou visitá-la novamente.

“Belém é uma cidade que reúne incontáveis atrações turísticas, seja pelo seu belíssimo e clássico conjunto de construções arquitetônicas em condições adequadas para a visitação pública, assim como as suas riquezas de natureza imaterial, como o Círio de Nazaré, os nossos ritmos musicais, como o carimbó e a guitarrada, e outras riquezas culturais que integram o acervo atrativo que a COP 30 vai destacar para o mundo”, diz Cilene Sabino, Secretária Municipal de Cultura e Turismo.

A gestão municipal tem realizado obras nas áreas do turismo e da cultura para quem vier à Belém, além de participar das conferências e palestras da COP-30, possa se divertir e conhecer a riqueza turística da cidade das mangueiras.

Abaixo indicamos um tour turístico para conhecer em Belém durante a COP-30:

Ver-o-Peso

Turismo: lugares para conhecer em Belém na COP 30
📷 |Fernando Sette/Agência Belém/Arquivo

Um dos principais cartões postais da cidade é o Ver-o-Peso, considerado o maior mercado a céu aberto da América Latina. Fundado em 1625, o mercado é um ícone da cultura local e se consolidou como um centro de trocas comerciais que reflete as diversidades da região amazônica.

No Ver-o-Peso é possível encontrar desde frutas, peixes, verduras, acessórios, até as famosas erveiras, que resgatam a nossa tradição indígena vendendo banhos para atrair amor, dinheiro, entre outros desejos. Há diversos boxes de alimentação, onde você pode almoçar um belo açaí com peixe frito, às margens da Baía do Guajará.

No Complexo do Ver-o-Peso estão inclusos também a Ladeira do Castelo, Feira do Açaí, Mercado de Peixe, Mercado de Carne e a Praça do Relógio.

Feira do Açaí

Turismo: lugares para conhecer em Belém na COP 30
📷 |Jader Paes/Agência Belém

A Feira do Açaí é um ponto de encontro indispensável para quem deseja experimentar a verdadeira essência da culinária e cultura amazônica. Esse espaço é famoso pelo comércio de açaí – uma das frutas mais emblemáticas da região Norte do Brasil.

A Feira é banhada pelo rio Guajará e é um espaço de grande relevância para o comércio da cidade. Por lá, aportam diariamente pescadores, extrativistas e agricultores que trazem produtos diretamente das comunidades do interior do Pará.