O município de Poconé, localizado a 105 km de Cuiabá, em Mato Grosso, registrou um tremor de terra de magnitude 4,5 na escala Richter na manhã deste sábado (1º), segundo a RSBR (Rede Sismográfica Brasileira). O fenômeno foi sentido pela população local.

De acordo com a RSBR, o tremor teve intensidade moderada, o que significa que pode ser percebido pelas pessoas em suas casas, além de causar vibrações em objetos como louças e vidros. O evento foi registrado às 6h14 de sábado (horário de Brasília).

O professor Marcelo Peres Rocha, do Observatório Sismológico da UnB (Universidade de Brasília), explicou os motivos do tremor. "Essa região do pantanal é uma região de afinamento litosférico, e, sendo assim, é uma região em que os esforços acumulados pelos processos tectônicos são liberados com maior facilidade".

O último tremor registrado no estado de Mato Grosso ocorreu em janeiro deste ano, em Barão de Melgaço, a 110 km de Cuiabá, com magnitude de 1,9 na Escala Richter.

Embora tremores de terra e terremotos sejam frequentemente considerados sinônimos, é comum classificar como tremores de terra os sismos de menor magnitude, que geralmente não causam grandes danos.